terça-feira, 2 de dezembro de 2008

QUERO COLOCAR O PROCON NO PROCON...

Com o decreto 6.523 que regulamenta as empresas de call centers, ou seja, responsáveis pelo Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas, começando a vigorar ontem (01/12) pensei que mult-nacionais como a CLARO por exemplo, teriam se adaptado as novas regras. Puro engano. Ao tentar cancelar um contrato de um 3G com a operadora, fui submetido ao mesmo descaso dos últimos meses. Sim, dos últimos meses, pois desde setembro tentamos cancelar o contrato, uma vez que, a operadora vendeu gato por lebre.

Segundo o decreto 6.523, as empresas deveriam funcionar da seguinte forma.

1º) A opção de falar direto com o atendente estará no primeiro menu eletrônico;

2º) As opções de reclamação e cancelamento estarão entre as primeiras alternativas do menu;

3º) Não será preciso repetir quaisquer dados durante o atendimento;

4º) Pedidos de informações devem ser atendidos imediatamente;

5º) O cancelamento deve ser feito imediatamente;

6º) Os problemas reclamados devem ser resolvidos em até cinco dias úteis.

O engraçado é que a atendente fez questão de não cumprir nenhum dos meus direitos citados acima.

1º) Fiquei escutando música e apertando o menu para algumas perguntas, onde deveria constar como primeira opção falar com um atendente.

2º) Quem me atendeu disse que não poderia resolver meu problema, e não me passou número nenhum de protocolo.

3º) Voltei a escutar a musiquinha por mais alguns minutos.

4º) Mesmo que alguém não me perguntasse, eu tinha que ficar digitando ou o número do moldem, ou o número do CNPJ da empresa.

5º) Finalizando; a ligação caiu e eu não consegui resolver nada.

Estão vendo o respeito pelo cidadão? Mas quando isso acontece a quem devemos buscar? PROCON/RN, será?

Pois bem, sem conseguir resolver meu problema com a operadora CLARO, me desloco até o PROCON/RN situado na Ribeira. Ao chegar ao órgão de defesa do consumidor, são 10 horas e 15 minutos, apenas 02 pessoas aguardam atendimento e alguns funcionários, estagiários, ou sei lá o que, conversam. Vou até o setor que entregam senha, um soldado aposentado que trabalha na guarda do patrimônio me responde que apenas 10 senhas são entregues pela manhã e somente até as 10:00 horas, que eu retornasse à tarde. Como eu não tenho mesmo o que fazer (risos) tirei algumas fotos do local e principalmente dos estagiários não fazendo coisa alguma. À tarde retorno ao nosso órgão de defesa, chego as 14:00 horas, já que somente 10 senhas serão distribuídas. Sou atendido após alguns minutos, e um rapaz com pinta de futuro advogado marrento, me diz o seguinte: Rapaz só poderei agendar sua audiência com a CLARO para depois de fevereiro de 2009, pode ser? Eu olhei pra ele e disse: QUERO COLOCAR O PROCON NO PROCON!

Vocês perceberam o bico de sinuca que nós consumidores nos encontramos? Você quer denunciar uma empresa que lhe presta um serviço de péssima qualidade, mas, o órgão que era pra lhe defender lhe trata pior ainda.

Continuarei a tentar ligar pra CLARO, quem sabe, poderei ser atendido!



Nenhum comentário: