Na última semana participei do 13º Encontro Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social. Este ano o encontro tinha como tema: Gestão Descentralizada do Suas – Competências e responsabilidades dos município e aconteceu de 18 a 20 de abril no Hangar em Belém do Pará.
Fazendo uma síntese de como foi o Encontro avaliando com notas de 01 a 10, darei uma nota 7,0 ao evento. O atraso comum na abertura está virando rotina, penalizando aquelas pessoas que são pontuais. Já a festa de boas vindas deixou a desejar na organização do buffet. A desorganização fez gestores e técnicos deixar a educação em casa. Os beneficiários dos programas sociais são mais educados AFF!
Do primeiro dia lucro mesmo só o pronunciamento do Senador Flexa Ribeiro. O Senador assumiu o compromisso que a PL SUAS será colocada em votação na próxima semana.
No segundo dia pela manhã aconteceu a Assembleia do CONGEMAS. Também a desorganização foi observada, pois ninguém sabia quem era e quem não era Delegado. Crachás iguais complicavam o entendimento com a mesa que se perdia na contagem. Destaque para a interrupção na apresentação do Gestor de Porto Seguro, que lhe assegurou sua vitória. Fortaleza era a preferida dos Delegados, mas, com a interrupção e clima chato criado pela presidente Iêda Castro (Cearense), Delegados mudaram de lado e o 14º Encontro acontecerá na cidade baiana.
À tarde do segundo dia já foi muito mais proveitosa. O encontro com prefeitos de várias regiões do país nos mostrou as particularidades municipais, as realizações, anseios e angustias de vários municípios brasileiros. Destaque para a Prefeita Maria do Carmo de Santarém/PA e para a Prefeita Francineti Cardoso de Abaetetuba/PA, que fazem parte da Frente Nacional dos Prefeitos. Ambas mostraram que vários prefeitos municipais já entendem do SUAS e mesmo antes da PL SUAS ser aprovada, já efetivaram a política de Assistência Social a nível municipal, a exemplo do município de São Gabriel do Oeste/MS, quem tem como Gestor Sergio Marcondi.
No terceiro dia aconteceram os “Colóquios”. No meu entender o melhor dia do Encontro, pois tivemos a oportunidade de debater com técnicos do MDS, Promotores e Gestores Municipais, vários temas importantes para melhorarmos a nossa gestão. Destaque para Dr. Sasha, Promotor aqui do RN que conhece o SUAS e para nossa sorte ficou na nossa sala. Pena que não podíamos participar de todos, pois horários coincidiram, mas, foi um dia bastante proveitoso.
Diferente do que escreveu o Ex-Presidente do CONGEMAS Marcelo Garcia (www.marcelogarcia.com.br), o Encontro não foi melancólico, nem tão pouco uma perda de tempo. Teve suas falhas sim, mas em nenhum momento teve salas esvaziadas ou os diretores não eram encontrados. Diferente de criticar e atacar a atual gestão, o companheiro Marcelo deveria abrir um espaço para os Gestores que foram ao 13º Encontro falar o que acharam na sua página, pois fazer críticas à distância é muito fácil.
Bem pessoal isso foi uma análise bem resumida do 13o Encontro. Próximo ano acontece em Porto Seguro, na Bahia, e se eu ainda estiver Gestor Municipal e puder participar, espero só analizar coisas boas que nos façam crescer como Gestores municipais da Assistência Social.
Um comentário:
Amigo, a visita a região Norte do País me fez ver que as singularidades da região amazônica merecem atenção especial, pois não basta as riquezas naturais é preciso distribuição de rendas para assegurar garantias de direitos as populações ribeirinhas.
que o encontro do CONGEMAS tenha produzidos muitos frutos para que possa ser colhido por aquele povo que tanto necessita de atenção.
Postar um comentário