Eu e Michel na Praça da República - Belém/PA
Esta semana conheci Belém e a capital paraense foi a 9ª capital brasileira que conheci. Eu não tinha tanta expectativa, então conhecer Belém foi algo natural, no entanto, o lixo pelas ruas e muito entulho me deixou com certa impressão negativa.
Por outro lado, tenho que ressaltar as belezas naturais, principalmente o rio e a arborização em Belém. Também não posso deixar de registrar a hospitalidade e alegria do povo paraense.
Indo a Belém ninguém pode deixar de ir ao mercado “Ver o Peso”. Acho que digo algo clichê, pois é quase uma obrigação visitar o mercado que tem cheiros e sabores peculiares ao estado e seu povo. No mercado “Ver o Peso” aproveitei para não só comprar lembrancinhas, mas, para interagir com o povo paraense e fazer um intercambio cultural. Foi incrível, pois se no começo me assustei com a sujeira, depois estava maravilhado com a cultura e a diversidade do lugar.
Outro ponto positivo que tenho que ressaltar de Belém é que diferente das capitais nordestinas vi poucas pessoas pedindo esmolas. Mesmo sendo uma capital com a pior renda per-capita do país, poucos pedintes e ninguém pedindo nos semáforos. As pessoas trabalham no mercado informal e vendem de tudo.
Se eu disser que quero voltar à Belém tão cedo, estarei mentindo. Diferente de lugares como Garanhuns que quero sempre voltar, só voltarei à capital paraense quando a mesma estiver mais limpa e mais segura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário