sexta-feira, 26 de março de 2010

RENATO RUSSO 50 ANOS...

Se você morrer alguém um dia lembrará de você? Se faça esta pergunta e veja como você estar vivendo...
Bem, talvez as palavras não foram estas, mas, foi o que eu entendi que Renato Russo quis dizer numa entrevista dada ao programa Roda Viva da TV Cultura.

A primeira vez que escutei a Legião Urbana, confesso que não gostei. Acredito que o ano era 1985, ano do Rock in Rio e Titãs, Barão Vermelho, INXS, The Police e outras bandas que faziam parte da minha coleção de "fitas", tinha o som bem diferente da Legião, mas fui apresentado ao Aborto Elétrico banda que Renato e Dinho do Capital faziam parte e gostei, daí foi um pulo se tornar fã da Legião e de quebra da Capital Inicial.

Hoje fico muito triste quando vejo um adolescente escutando "Avião do Forró Volume 80", dizer que não gosta da Legião nem sabe quem foi Renato Russo. Chega a doer você ir a festas que as bandas tem que dizer o nome dela se não ninguém sabe quem tá tocando, e o pior é que ninguém se toca.

As músicas de bandas da estilo da Legião Urbana se tornaram hino a exemplo de "Geração Coca Cola" e tantas outras. Já as letras das bandas de forró de nada na vida das pessoas vão acrescentar. Por isso, deixo a biografia de Renato para aguçar sua imaginação e quem sabe vocês começam a escutar um dos maiores poetas da música conteporânea brasileira.

Biografia


Renato Manfredini Júnior (Rio de Janeiro, 27 de março de 1960 — Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1996), mais conhecido como Renato Russo, foi um cantor, compositor e músico brasileiro, membro da banda Legião Urbana e do Aborto Elétrico.
É considerado o maior compositor do rock brasileiro. Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico (1978), a qual perdurou durante quatro anos, e terminou devido às constantes brigas que haviam entre ele e o baterista Fê Lemos. Renato herdou desta banda uma forte influência punk que influenciou toda a sua carreira. Nessa mesma época, aos 18 anos assumiu para a sua mãe que era bissexual; em 1988 assumiu publicamente.
Alguns anos mais tarde, em 1982, integrou a banda Legião Urbana. Nesta nova banda desenvolveu um estilo mais próximo ao pop e ao rock do que ao punk. Russo permaneceu na Legião Urbana até sua morte, em 11 de outubro de 1996.

Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro e 14 Bis.


Deste blogueiro:
Em 1992 em Natal na companhia do Legionário Aritelmo, fã e imitador de Renato Russo, assisti um dos melhores shows da minha vida e por isso presto esta homenagem.

Onde você estiver Renato, obrigado!

Nenhum comentário: