segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MAIS UMA PRESTAÇÃO DE CONTAS...

Começo nossa Prestação de Contas muito feliz com a realização da Conferência Municipal de Assistência Social que aconteceu no último sábado, 08. Também feliz com o começo na manhã de hoje, 10, da reforma do Centro Recreativo (foto, onde funciona o Conviver e o Conselho Tutelar. Este prédio começa a ser reformado para futuramente receber a Casa da Família, o nosso Centro de Referência da Família, o CRAS.

Acho importante fazer este tipo Prestação de Contas, pelo menos assim a população toma conhecimento do que vem sendo realizado pela Secretaria. Então relacionamos alguns pontos para falar sobre:

Recadastramento do Bolsa Família: Estamos concluindo o recadastramento do Bolsa Família, que foi realizado casa à casa, e ao final mais de 500 residências foram visitadas. O recadastramento feito desta forma, averiguando a realidade de cada família em loco, deixa só recebendo o benefício quem realmente está dentro das condicionalidades do Programa, abrindo desta forma vagas para aquelas famílias que realmente precisam.

PETI: Com a conclusão do recadastramento, faremos um estudo quanto à quantidade de crianças que estão no Cadastro Único e se precisamos de mais um núcleo na Zona Urbana. Hoje à Zona Urbana têm 04 núcleos, com 25 crianças cada, mais 10 ouvintes. Antecipadamente já sabemos que buscaremos um ou dois núcleos para o Assentamento Seridó, devido à demanda e riscos que as crianças daquela localidade estão expostas.
Estes núcleos se conseguidos, terão suas atividades iniciadas no próximo ano.

CONVIVER: Como falei acima, o Conviver está com suas atividades paralisadas, uma vez que, o Centro Recreativo passa por uma reforma. É bom ressaltar a grande ajuda que temos recebido da Primeira Dama Ilca Dantas, juntos estudamos formas de melhor atender e proporcionar bons momentos aos idosos.

Escola de Capacitação: Continuamos com nossa Escolinha de Capacitação, onde sempre estamos oferecendo capacitação em costura. Estamos buscando outras parcerias com o SENAI e o SEBRAE para oferecermos outros cursos.

Escolinha de Música: A Escolinha de Música já é uma realidade. Graças aos maestros Bembém e Fernando, em breve, talvez na festa de setembro, já teremos alguma apresentação, pelo menos da banda de flautas. Atendendo a 120 crianças de 09 a 16 anos, o Projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal e da ACCAS (Associação dos Cantores, Compositores e Artistas Semelhantes), além de contar com Padrinho, a exemplo do Vereador Jaedson.

Apoio a Artistas Plásticos, Artesões, Bordadeiras, Pintores e Semelhantes: A Prefeitura Municipal tem dado apoio às pessoas que fazem qualquer tipo de trabalho manual. O incentivo vai da capacitação quanto à produção, organização e lugar para venda, como a participação em feiras e lugar para vender os produtos confeccionados. Hoje, 10, nos reunimos com um grupo na Prefeitura. Em pauta: Avaliação da Feirinha de Santana, preparativos para à festa de São José e uma feira que acontecerá no Rio de Janeiro, para onde enviaremos uma representante.

Apoio as Empresas Locais: Há exatos 45 dias não nos reunimos com as facções e fábricas do município, pois estávamos esperando uma posição da SETHAS quanto ao Programa Primeira Chance e um curso de manutenção em máquinas oferecido pelo órgão, mas até o presente momento não recebemos nenhuma posição. Hoje enviei mais um email ao Secretário Fabian Saraiva solicitando uma posição sobre estes pedidos. Espero na próxima terça, 18, sentar com os empresários e lhes levar boas notícias.

Agenda: Este mês realizaremos o dia dos Pais do PETI e do Conviver. Também teremos o Luar da Melhor Idade no dia 22, na Shagrilá Clube com a animação de Assis Cirilo. No final do mês, teremos a segunda edição do Cine PETI.

Em parceria com as outras Secretarias, Governo Municipal e Paróquia de São José, já começamos a planejar a nossa festa de padroeiro que acontecerá de 18 a 27 de setembro. Algumas atrações já foram escolhidas, mas, vou deixar vocês na curiosidade.

Informes: Este mês entregamos após um estudo social criterioso, 19 residências do PHS no Assentamento Seridó. Estamos aguardando a conclusão das 80 residências do Programa Carta de Crédito na Zona Urbana para fazermos a entrega do conjunto que recebeu o nome de João Amaro. O mesmo estudo está sendo realizado também com estes beneficiarios.

Bem visitantes estas são algumas ações da nossa secretaria, que mesmo diante de tanta dificuldade financeira enfrentada pelos municípios com a queda no FPM tenta fazer algo a mais pela população, principalmente pela menos favorecida.

Nenhum comentário: