terça-feira, 31 de maio de 2011

ELEIÇÕES DO COEGEMAS...

Antes de falar sobre a eleição, tenho que me reportar a fevereiro de 2009 quando participei da primeira reunião do COEGEMAS – Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social. Lembro que na hora de me apresentar, quase não falava de tão nervoso, afinal a Assistência era um universo novo, uma vez que minha formação era voltada pra iniciativa privada. Mas, sabendo que era aquilo que eu queria, falei dos meus anseios e principalmente da minha vontade de aprender. Acho que estas minhas palavras sensibilizaram Marisa Rodrigues, Secretária de Sítio Novo, Presidente na época do Colegiado, pois logo após terminar a reunião, ela me convidou para conhecer um pouco da Assistência Social da cidade que é gestora até hoje.

Depois da visita à Sítio Novo, vieram muitas ideias e começamos a nos organizar para desenvolver projetos no nosso município. Primeiro passo administrativo foi me reunir com a equipe e expor minhas ideias, foi então que com a ajuda de todos, construímos nosso plano de ação para o biênio 2009/2010, nele colocamos várias metas e objetivos que foram conseguidos como: Recadastramento de todos os beneficiários do Cadastro Único, implantação do CRAS com recursos próprios, implantação do CRAS itinerante levando ao Assentamento Seridó programas como o PETI e o Grupo de IDOSOS, criação da sede dos conselhos municipais, enfim, vários foram os objetivos alcançados, mas, nem todos, e estes foram incluídos no novo plano de ação para o biênio 2011/2012.

Mas nosso primeiro projeto foi a Escolinha de Música Joaquim Francisco, que vem dando frutos e sendo modelo para outros programas, principalmente por ser uma parceria com uma Associação (ACCAS) que deu certo. Falando em parceria, a SEMTHAS tem vários projetos do tipo a exemplo da parceria com o Palácio da Sabedoria, com as Associações Rurais e Urbanas, com as pastorais católicas, com o IEL, com o SEBRAE, SENA e SESI, com as facções e fábricas do município, enfim, estamos sempre abertos a novas parcerias que tragam benefícios para a população.

Eu quis fazer um breve relato do trabalho que estamos realizando a frente da Assistência Social do meu município, para as pessoas entenderem o quanto o COEGEMAS foi importante, pois foi lá que aprendi de fato a efetivar a Política de Assistência Social na minha cidade. E por esta efetivação e oferecer serviços de qualidade principalmente na Proteção Básica, nosso trabalho vem sendo reconhecido ao ponto de nos convidarem a compor a chapa com a gestora de Mossoró, Fernanda Rêgo.

É bem verdade que existem nomes bem melhores que o meu no Colegiado, pessoas que estão há mais tempo e conhecem melhor o SUAS – Sistema Único de Assistência Social,  mas acho que foi pela minha determinação e compromisso, por não faltar encontros, participar de todos os fóruns, representar o Colegiado e falar por este onde eu estiver, sem falar enfim minha paixão pela Assistência e o bom relacionamento que tenho com as gestoras e gestores municipais deve ter influenciado bastante para esta escolha. Mas, antes de qualquer pronunciamento como vice-presidente deste espaço tão importante, eu tenho que agradecer as palavras da Ex-Presidente Marta Rocha (Parnamirim) que tanto me elogiou (acho que eu não merecia tanto), ao apoio e amizade de Marisa Rodrigues (Sitio Novo), e a confiança das colegas  Fernanda Rêgo (Mossoró), Maíra (Assú), Luz Marina (Rio do Fogo) , Zezinho (Parelhas), Dalva (Viçosa), Iria (Encanto) e de todos que fazem a diretoria do Colegiado. Não posso também deixar de agradecer aos gestores e gestoras municipais que compareceram a eleição e nos elegeram por unanimidade, muito obrigado, prometo fazer de tudo pra não os decepcionar.

A todos que acreditam no meu trabalho, prometo muita luta e dedicação pra efetivarmos de uma vez por todas a Política de Assistência Social em todos os municípios do RN.

Nenhum comentário: