quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

10 DICAS PARA PEQUENOS EMPRESÁRIOS...

Começar 2011 com as contas da empresa no azul e continuar assim durante todo o ano é um sonho para muitos pequenos empresários. É importante estar preparado para os últimos meses do ano e início do próximo, quando despesas como 13° salário e impostos pesam no orçamento.

Mas com disciplina, organização e ajuda da tecnologia é possível alcançar esta meta. Para ajudar empreendedores neste desafio conversamos com o especialista em finanças do Moneyfit, Antonio De Julio.

O consultor dá 10 dicas práticas para os leitores do Pensando Grande sobre como organizar suas finanças para começar bem o próximo ano.

10 dicas para começar 2011 no azul:

1. Informação é poder – não confie em sua memória ou na memória de seus empregados. Mantenha registros de suas operações em planilhas ou em um sistema de gestão, dando preferência a sistemas de gestão, pois são mais seguros que planilhas;

2. Nunca, mas NUNCA mesmo, misture contas da empresa com contas pessoais – isso é, na grande maioria das vezes, uma receita para o desastre;

3. Planeje seu negócio (em geral);

4. Planeje seu negócio, mas seja realista e tenha em mente que não é possível prever o futuro. Não faça projeções altamente precisas e “justas” demais, pois dificilmente elas se cumprirão da forma que você imaginou. Deixe uma considerável margem de segurança e assuma que suas receitas poderão ser menores e as despesas maiores do que o planejado – “planeje o melhor, mas esteja preparado para o pior”;

5. As pessoas mais importantes da sua vida (como empresário) são: seus funcionários, seu contador e seus advogados (acredite, são mais importantes que seus clientes…). Faça o que estiver ao seu alcance para pagá-los em dia e integralmente. São eles que vão te tirar de enrascadas caso elas aconteçam…

6. Procure profissionalizar sua empresa. Trate amigos como amigos, parentes como parentes, e profissionais como profissionais. Não permita que os papéis se misturem. Uma variação desta dica é: “nunca contrate alguém que você não possa demitir”;

7. Se passar por dificuldades financeiras e tiver que “adiar” alguns pagamentos, estabeleça prioridades – Pague primeiro as contas que podem resultar em cortes de fornecimento de produtos e serviços que afetam seu negócio, e em seguida pague as contas que envolvem juros mais altos (não deixe as finanças saírem do controle);

8. Ainda sobre dificuldades financeiras: dê preferência a pagar os fornecedores menores. Grandes fornecedores têm, em geral, mais condições de absorver impactos financeiros. Já um fornecedor menor poderá “quebrar” se não for pago, e você corre o risco de perder um parceiro importante;

9. Não “fuja” de seus credores. Muitas vezes o que seu credor mais deseja não é o pagamento, mas uma “satisfação”. Por isso seja educado, retorne as ligações e mostre-se interessado em resolver os problemas. Algumas pessoas ficarão zangadas, mas muitas reconhecerão sua integridade e procurarão ajudar (e sua reputação ganhará com isso.);

10. Tenha bom senso e consideração por seus funcionários e fornecedores. Se sua empresa estiver passando por dificuldades, seja comprometido e, mais importante, mostre-se comprometido com seu negócio. Não fique trocando de carro, fazendo viagens caras ou vivendo de forma extravagante enquanto seus funcionários e fornecedores estão com pagamentos atrasados – isso terá consequências negativas para você.

Visitem o site fonte desta matéria e também baixem umas boas planilhas que eles disponibilizam. O endereço é: http://www.pensandogrande.com.br/

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