quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

HISTÓRIAS DE SÃO JOSÉ...

O povo de São José do Seridó, minha terra querida, adoram ir ao médico. Pra se ter uma idéia, nossa população hoje é de 4.300 habitantes aproximadamente, mas, em um ano em média, cada são-joseense realizou mais de 03 exames de urina. Tem tanto hipocondríaco na cidade que tem gente que se consulta com um médico de manhã e vai a outro no período da tarde só pra verificar se o diagnóstico estava correto, e as vezes era pra dizer que o paciente estava com um simples gripe.


Mas tem gente que não gosta de médico, a exemplo do Seu João, que só ia ao médico quando estava muito doente e tinha que faltar ao trabalho, era o jeito ir ao “Doutor” como ele costuma dizer para não ter aqueles dias descontados.

Seu João tinha acordado com uma baita dor de garganta, daquela que o camarada quase não dá o goto. Então colocou sua melhor camisa e foi se consultar. Chegou ao posto de saúde lotado como sempre, pegou a ficha e ficou aguardando a sua vez.  Sr. João, sua vez! Disse a atendente. Seu João sentou e olhou assustado para o africano que estava a sua frente. Sim meus amigos, não era um afro-descendente não, pra não dizer “Negão”, era um africano mesmo de Guiné Bissau de uns 2 metros de altura que falava muito ruim português e perguntou do jeito dele o que Seu João tinha. Ele explicou que estava com dor de garganta, febre e indisposição, e que precisava não tanto de remédio, muito mais de um atestado. O médico olhou pra ele, passou uma injeção e lhe deu apenas aquele dia de atestado. Seu João tentou conversar, mas o médico balançava a cabeça dizendo que não. Seu João ficou furioso, um dia apenas, mas, não adiantava resmungar, pois o africano pouco entendia. Resolveu então procurar a Secretaria de Saúde.

Ao chegar a Secretaria de Saúde a conversa procedeu-se da seguinte maneira:

Atendente: Bom dia Seu João.
Seu João: Não vi nada de bom hoje!
Atendente: O que deseja?
Seu João: Falar com a “Dona dos Porcos” ela estar ai?
Atendente: Ah, a Secretária? Tá sim!
Secretária: Bom dia Seu João, como posso lhe ajudar?
Seu João: Olhe, vocês colocaram um “Negão” que de branco só tem os dentes (vale lembrar que Seu João é negro também) que se diz “Doutor” pra me atender, mas aquilo não sabe é de nada. Estou aqui muito ruim e sem puder trabalhar e ele só que me dar um dia de atestado, enquanto a outra “Doutora” da outra vez me deu foi 03 dias!
Secretária: Calma Seu João, é que a outro médica é do PSF da cidade e conhece o senhor, e este apenas estar tirando à folga dela.
Seu João: Olhe Secretária eu não quero saber o partido político que ela é não, se ela é do PSF, PDS, PMDB, PR, eu quero é resolver meu problema!

Claro que Seu João teve seu pedido atendido, mas o melhor agora é que sua história faz parte das Histórias de São José, pois confundir o PSF (Programa Saúde da Família) com partido político foi demais.

Nenhum comentário: