sexta-feira, 31 de julho de 2009

PRIMEIRA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SERÁ REALIZADA...


Pela primeira vez, o município de São José do Seridó, estará realizando a sua Conferência Municipal de Assistência Social.

A Conferência acontecerá no próximo sábado, dia 08 de agosto, e será um dia voltado ao usuário dos Programas Sociais do Governo Federal, e todos aqueles que tenham alguma dúvida sobre estes
Programas e outras ações desenvolvidas no município.

Neste dia também, será escolhido entre os beneficiários, um delegado para representar o município na Conferência Estadual que acontecerá no mês de novembro deste ano em Natal.

É muito importante toda à comunidade participar, principalmente para entender as condicionalidades dos Programas, pois com a fiscalização que está sendo feita pelo Tribunal de Contas, Ministério Público, CGU e Governo Federal, muitas famílias que não tem direito ao Programa Bolsa Família estavam recebendo indevidamente, tirando em muitos casos o lugar de quem realmente precisa.

É fácil entender quem tem direito ao Programa Bolsa Família, veja o exemplo: Numa residência que tem 04 pessoas, a renda familiar é de apenas Quatrocentos Reais, pegue esta renda e divida por 04, o valor será de Cem Reais, ou seja, abaixo dos Cento e trinta e sete reais e cinquenta centavos, estipulado pelo Governo Federal. Se numa residência a renda PerCápita for maior que Cento e trinta e sete reais e cinquenta centavos, a família não terá direito ao benefício. Outro detalhe interessante é que neste cadastro os beneficiários não poderão ter bens como, moto, carro, trator, etc.

Acontece muito às pessoas chegarem à Secretaria de Assistência Social, dizendo que outra família em melhores condições que a sua estão recebendo e elas não. Mas, quando perguntado que família é essa, não querem informar.
Seria uma oportunidade até de tirar as dúvidas, pois, quem tem condições não é pra estar no Programa, à Bolsa Família é para famílias nestas condições apresentadas acima, ou seja, em extrema necessidade.

Dois pontos importantes, é que as pessoas saibam que tem fila no município, tem pessoas realmente carentes que estão aguardando vaga, pois nem todas as famílias carentes do município estão sendo contempladas, pois existe cota por cidade. O outro ponto é que, o benefício é cortado ou bloqueado pelo Governo Federal, nos cabe apenas passar as informações corretas, o que temos feito desde que assumimos a Secretaria de Assistência Social.

Se tiver alguma dúvida quanto aos Programas Sociais, quanto ao Conselho Municipal e suas funções, quanto ao Trabalho da Secretaria de Assistência Social, o dia para tirá-las é sábado, dia 08 de agosto a partir das 08 horas da manhã no Conviver.

Nenhum comentário: