Na última semana consedi entrevista a rádio comunitária Bonita FM. A entrevista aconteceu durante o Jornal 87, apresentado por Carlos Felipe e Luana Carcará. Vejam:
Secretário Como estão os Programas Sociais no município?
Com a Tipificação dos Serviços tivemos algumas alterações nos Programas que serão observadas ao longo deste ano. No PETI acontece a Colônia de Férias e as atividades voltam ao normal no próximo dia 14 de fevereiro. O Programa este ano só funcionará na Zona Urbana pela manhã. Meninos e meninas que fazem parte do Programa como também suas famílias, serão acompanhadas pelo CRAS.
O Conviver voltará com suas atividades normais no próximo dia 08 de fevereiro. No dia 16 de fevereiro, estaremos inaugurando as atividades do Conviver no Assentamento Seridó. Lá as atividades acontecerão sempre às sextas-feiras.
O Pró-Jovem também terá suas atividades iniciadas no dia 08 de fevereiro.
Já as atividades no CRAS continuam acontecendo normalmente e para este ano passaremos a oferecer mais serviços à população, pois passamos a ser co-financiados pelo Governo Federal.
Falando em co-financiamento quanto é repassado aos Programas Sociais pelos Governos Federal e Estadual?
Quando assumimos a SEMTHAS a Secretaria recebia pouco mais de R$ 4.000,00 (Quatro mil reais), hoje a SEMTHAS recebe a título de co-financiamente valores em torno de R$ 12.000,00 (Doze mil reais). Infelizmente o Governo Estadual ainda não cumpre com o seu dever de também co-financiar a política de assistência.
Como anda o Programa Bolsa Família no município?
Nestes dois anos com a manutenção do cadastro de todos os beneficiários rigorosamente em dia, conseguimos passar de 265 beneficiários para 415 que recebem regularmente o benefício. Também é bom frisar que a Secretaria juntamente com o CRAS acompanha aquelas famílias que descumpriram as condicionalidades ou não foram localizadas pela saúde e/ou educação. É bom ficar claro que o número de familias carentes não aumentou no município, e sim, as famílias existiam no cadastro, mas devido a falta de atualização permanente e acompanhamentos, não recebiam o beneficio.
Quanto ao Programa Cheque Reforma, alguma novidade?
Ainda não vi nada oficial, mas informações dão conta que a Governadora acabará o Programa. No entanto, estas pessoas que receberam a primeira parcela, parte dela, ou não receberam nada ainda, não serão prejudicadas, pois já fizemos o levantamento e passamos para o Vice-Prefeito Noel Carcará que se encarregou de verificar caso a caso nos próximos dias.
E as casas do Programa Minha Casa Minha Vida?
Toda a parte processual já foi concluída. Agora esperamos só o início das obras pela CHB.
Você tem divulgado o trabalho realizado pela SEMTHAS em todo o Rio Grande do Norte e até em outros estados, como você se sente?
Primeiramente tenho que sempre agradecer a Jackson e a Noel pela confiança que depositam em mim, como também a Primeira Dama Ilca Dantas pelo apoio. Divulgamos o trabalho realizado pela SEMTHAS para que outros municípios copiem aquilo que acharem interessante, pois também copiamos muita coisa de outros municípios a exemplo das experiências do município de Sítio Novo que é referência para todo o Rio Grande do Norte.
Para finalizar nos fale sobre o que senhor achou do Projeto Rondon?
Não tem preço o que o Rondon fez pelo o nosso município. O conhecimento que eles deixaram será repassado de geração para geração. Conhecimento é algo que não se pode mensurar valor. Agradecemos aos Professores Tomaz e Eduardo, como também aos demais colaboradores e alunos do Projeto Rondon.