quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

10 DICAS PARA PEQUENOS EMPRESÁRIOS...

Começar 2011 com as contas da empresa no azul e continuar assim durante todo o ano é um sonho para muitos pequenos empresários. É importante estar preparado para os últimos meses do ano e início do próximo, quando despesas como 13° salário e impostos pesam no orçamento.

Mas com disciplina, organização e ajuda da tecnologia é possível alcançar esta meta. Para ajudar empreendedores neste desafio conversamos com o especialista em finanças do Moneyfit, Antonio De Julio.

O consultor dá 10 dicas práticas para os leitores do Pensando Grande sobre como organizar suas finanças para começar bem o próximo ano.

10 dicas para começar 2011 no azul:

1. Informação é poder – não confie em sua memória ou na memória de seus empregados. Mantenha registros de suas operações em planilhas ou em um sistema de gestão, dando preferência a sistemas de gestão, pois são mais seguros que planilhas;

2. Nunca, mas NUNCA mesmo, misture contas da empresa com contas pessoais – isso é, na grande maioria das vezes, uma receita para o desastre;

3. Planeje seu negócio (em geral);

4. Planeje seu negócio, mas seja realista e tenha em mente que não é possível prever o futuro. Não faça projeções altamente precisas e “justas” demais, pois dificilmente elas se cumprirão da forma que você imaginou. Deixe uma considerável margem de segurança e assuma que suas receitas poderão ser menores e as despesas maiores do que o planejado – “planeje o melhor, mas esteja preparado para o pior”;

5. As pessoas mais importantes da sua vida (como empresário) são: seus funcionários, seu contador e seus advogados (acredite, são mais importantes que seus clientes…). Faça o que estiver ao seu alcance para pagá-los em dia e integralmente. São eles que vão te tirar de enrascadas caso elas aconteçam…

6. Procure profissionalizar sua empresa. Trate amigos como amigos, parentes como parentes, e profissionais como profissionais. Não permita que os papéis se misturem. Uma variação desta dica é: “nunca contrate alguém que você não possa demitir”;

7. Se passar por dificuldades financeiras e tiver que “adiar” alguns pagamentos, estabeleça prioridades – Pague primeiro as contas que podem resultar em cortes de fornecimento de produtos e serviços que afetam seu negócio, e em seguida pague as contas que envolvem juros mais altos (não deixe as finanças saírem do controle);

8. Ainda sobre dificuldades financeiras: dê preferência a pagar os fornecedores menores. Grandes fornecedores têm, em geral, mais condições de absorver impactos financeiros. Já um fornecedor menor poderá “quebrar” se não for pago, e você corre o risco de perder um parceiro importante;

9. Não “fuja” de seus credores. Muitas vezes o que seu credor mais deseja não é o pagamento, mas uma “satisfação”. Por isso seja educado, retorne as ligações e mostre-se interessado em resolver os problemas. Algumas pessoas ficarão zangadas, mas muitas reconhecerão sua integridade e procurarão ajudar (e sua reputação ganhará com isso.);

10. Tenha bom senso e consideração por seus funcionários e fornecedores. Se sua empresa estiver passando por dificuldades, seja comprometido e, mais importante, mostre-se comprometido com seu negócio. Não fique trocando de carro, fazendo viagens caras ou vivendo de forma extravagante enquanto seus funcionários e fornecedores estão com pagamentos atrasados – isso terá consequências negativas para você.

Visitem o site fonte desta matéria e também baixem umas boas planilhas que eles disponibilizam. O endereço é: http://www.pensandogrande.com.br/

QUANDO AS COISAS ACONTECEM...

Pra complentar minha semana e fechar um ano que não foi tão bom, só faltava eu não passar no processo seletivo da UFRN de uma Pós a distância em Gestão Pública, no entanto, Papai do Ceú me deu um presente e fui aprovado em 25º lugar, quando concorreram mais de 250 pessoas para 50 vagas.

Digo que foi um presente dos ceús, pois eu só tinha acertado 07 num total de 10 questões, e com esta nota eu ficaria na suplência, no entanto, teve uma correção de uma questão e passei à acertar 08, ou seja, fui aprovado.

Assim só tenho que agradecer.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

HISTÓRIAS DE SÃO JOSÉ...

O povo de São José do Seridó, minha terra querida, adoram ir ao médico. Pra se ter uma idéia, nossa população hoje é de 4.300 habitantes aproximadamente, mas, em um ano em média, cada são-joseense realizou mais de 03 exames de urina. Tem tanto hipocondríaco na cidade que tem gente que se consulta com um médico de manhã e vai a outro no período da tarde só pra verificar se o diagnóstico estava correto, e as vezes era pra dizer que o paciente estava com um simples gripe.


Mas tem gente que não gosta de médico, a exemplo do Seu João, que só ia ao médico quando estava muito doente e tinha que faltar ao trabalho, era o jeito ir ao “Doutor” como ele costuma dizer para não ter aqueles dias descontados.

Seu João tinha acordado com uma baita dor de garganta, daquela que o camarada quase não dá o goto. Então colocou sua melhor camisa e foi se consultar. Chegou ao posto de saúde lotado como sempre, pegou a ficha e ficou aguardando a sua vez.  Sr. João, sua vez! Disse a atendente. Seu João sentou e olhou assustado para o africano que estava a sua frente. Sim meus amigos, não era um afro-descendente não, pra não dizer “Negão”, era um africano mesmo de Guiné Bissau de uns 2 metros de altura que falava muito ruim português e perguntou do jeito dele o que Seu João tinha. Ele explicou que estava com dor de garganta, febre e indisposição, e que precisava não tanto de remédio, muito mais de um atestado. O médico olhou pra ele, passou uma injeção e lhe deu apenas aquele dia de atestado. Seu João tentou conversar, mas o médico balançava a cabeça dizendo que não. Seu João ficou furioso, um dia apenas, mas, não adiantava resmungar, pois o africano pouco entendia. Resolveu então procurar a Secretaria de Saúde.

Ao chegar a Secretaria de Saúde a conversa procedeu-se da seguinte maneira:

Atendente: Bom dia Seu João.
Seu João: Não vi nada de bom hoje!
Atendente: O que deseja?
Seu João: Falar com a “Dona dos Porcos” ela estar ai?
Atendente: Ah, a Secretária? Tá sim!
Secretária: Bom dia Seu João, como posso lhe ajudar?
Seu João: Olhe, vocês colocaram um “Negão” que de branco só tem os dentes (vale lembrar que Seu João é negro também) que se diz “Doutor” pra me atender, mas aquilo não sabe é de nada. Estou aqui muito ruim e sem puder trabalhar e ele só que me dar um dia de atestado, enquanto a outra “Doutora” da outra vez me deu foi 03 dias!
Secretária: Calma Seu João, é que a outro médica é do PSF da cidade e conhece o senhor, e este apenas estar tirando à folga dela.
Seu João: Olhe Secretária eu não quero saber o partido político que ela é não, se ela é do PSF, PDS, PMDB, PR, eu quero é resolver meu problema!

Claro que Seu João teve seu pedido atendido, mas o melhor agora é que sua história faz parte das Histórias de São José, pois confundir o PSF (Programa Saúde da Família) com partido político foi demais.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

DICAS PARA FALAR EM PÚBLICO...

Sempre gostei de escrever, acho que seja até um hobby, pois é algo que me dar prazer. Já quanto a falar em público, sempre dar aquele frio na barriga, aquele nervosismo, mas, depois de sempre ter que numa reunião, seminário, curso ou palestra, falar algo devido ao cargo que atualmente ocupo, apreendi algumas técnicas que repasso pra vocês.

1) Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra por palavra, pois neste momento estará ocorrendo maior liberação da adrenalina , por isso estude bem o assunto.

2) Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos de apresentação, mesmo que não precise dele. É só para dar mais segurança.

3) Se tiver que ler algum discurso ou mensagem, imprima o texto em um cartão grosso ou cole a folha de papel numa cartolina, assim, se as suas mãos tremerem um pouco o público não perceberá e você ficará mais tranqüilo.

4) Ao chegar diante do público não tenha pressa para começar. Respire o mais tranqüilo que puder, acerte devagar a altura do microfone (sem demonstrar que age assim de propósito), olhe para todos os lados da platéia e comece a falar mais lentamente e com volume de voz mais baixo. Assim, não demonstrará a instabilidade emocional para o público.

5) No início, quando o desconforto de ficar na frente do público é maior, se houver uma mesa diretora, cumprimente cada um dos componentes com calma. Desta forma, ganhará tempo para superar os momentos iniciais tão difíceis. Se entre os componentes da mesa estiver um conhecido aproveite também para fazer algum comentário pessoal.

6) Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer, preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.

7) Antes da apresentação evite conversar com pessoas que o aborreçam, prefira falar com gente mais simpática.

8 ) Antes de fazer sua apresentação, reuna os colegas de trabalho ou pessoas próximas e treine várias vezes. Lembre-se de exercitar respostas para possíveis perguntas ou objeções, com este cuidado não se surpreenderá diante do público.

9) Se der o branco, não se desespere. Repita a última frase para tentar lembrar a seqüência. Se este recurso falhar, diga aos ouvintes que mais a frente voltará ao assunto. Se ainda assim não se lembrar, provavelmente ninguém irá cobrar por isso.

10) Todas essas recomendações ajudam no momento de falar, mas nada substitui uma consistente preparação. Use sempre todo o tempo de que dispõe.

Espero que estas dicas ajudem, pois foi buscando elas na internet que melhorei minhas apresentações em público e fiquei mais confiante ao encarar um microfone. 

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

DIVULGAÇÃO DA SECRETARIA DE ESPORTE E DA SECRETARIA DE AGRICULTURA...

DIVULGAÇÃO DA SECRETARIA DE OBRAS E URBANISMO...

DIVULGAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA...

DIVULGAÇÃO DA SEMTHAS....

TRANSFORME SEU CELULAR EM UM SMARTPHONE...

Parece mentira mas existe um programa que transforme um celular comum e smartphone.

Para quem não aderiu a onda dos Smartphones imagina que é impossível acessar o Facebook ou mesmo o Twitter.

Aplicativos de Smartphone podem ser acessados por celulares comuns, o programa que faz essa maravilha é o Snaptu, como ele é possível acessar redes sociais, picasa que é o site de compartilhamento de fotos.

As vendas de Smartphone não para de crescer, no terceiro trimestre do ano de 2010 o crescimento foi de 91% em relação ao mesmo trimestre de 2009.

O programa Snaptu teve um salto de 2,5 milhões para o total de 5,5 milhões de usuários ativos, um crescimento expressivo de 120%.
 
O objetivo da empresa que desenvolve o Snaptu é atingir o total de 4 bilhões de consumidores no mundo, sendo que essas pessoas não possuem um iPhone, informações são do vice-presidente de Negócios Lior Tal que é confundador da Snaptu.

O grande responsável pelo crescimento é a sua integração as redes sociais, que ajudam aumentar o números de usuários ativos, o principal canal de distribuição das empresas são os próprios usuários do Snaptu.

O conteúdo é armazenado na próprio rede, um dos segredos está ligado a introdução de princípios de computação em nuvem à internet móvel, com essa tecnologia permite o alcance maior de aparelhos sem a necessidades de multiplas versões.

Para faze download do aplicativo é só acessar o endereço em seu aparelho celular na URL m.snaptu.com depois é só selecionar Download Snaptu.

Depois de instalado o Snaptu os aplicativos para o Twitter, Facebook e Picasa estarão disponíveis em seu aparelho.

O Snaptu está disponível em vários idiomas inclusive o português.

Requisitos para o SnaptuPara que você possar instalar o programa Snaptu é necessário que seu aparelho celular suporte a plataforma Java e possua conexão a internet.

O Snaptu não conta com qualquer conteúdo pago, sua principal fonte de renda são os anúncios e os aplicativos patrocinados, no futuro segundo Lior Tal disse a segunte frase “Teremos um modelo parecido com a App Store que é loja virtual da Apple.

O Snaptu que já tem conta com a Snappstore que possui diversos aplicativos gratuitos, todos podem ser adicionados ao menu principal.

Aplicativos que estão disponíveis na Snappstores são: Orkut que é rede social mais popular no Brasil, a enciclopédia digital Wikipédia, rede britânica BBC, games Sudoku e aplicativo que reune um serviço de mensagens do Google o Gmail.

Fonte: Folha

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

DETONAUTAS ROQUE CLUBE



A banda Detonautas Roque Clube surgiu para o cenário nacional durante o festival MADA em Natal. Se não me engano o ano era 1999 e tive o prazer de presenciar o primeiro show desta banda carioca em terras potiguares.

Depois foi só emplacar uma música na novela "Malhação" da Rede Globo e se tornar uma das melhores bandas do Rock brazuca dos últimos tempos.

Vale a pena conferir o som desta banda liderada por Tico Santa Cruz, que agora após participar do reality show  "A Fazenda" ficou conhecido em todo o país.
 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O TEATRO MÁGICO...

Às vezes nos achamos conhecedores de tudo, informados, antenados, ligados, mas na verdade, muitas vezes estamos é engolindo sapo! Sim meus amigos, quem ultimamente só pensa em escutar coisas dos anos 80 e 90 a exemplo deste blogueiro que lhes fala, pois acha que esta década não tem nada de futuro, perde de conhecer bandas do tipo “O Teatro Mágico”.

Ainda bem que converso e troco figurinhas com pessoas antenadas, que me apresentaram a banda, que agora indico pra vocês.

Com vocês “O Teatro Mágico” : http://oteatromagico.mus.br/

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

TIPOS DE MULHERES QUE DETESTAMOS...

Que nós homens adoramos as mulheres, isto todos nós já sabemos. Mas existem certos tipos de mulheres que só despertam nos homens sentimentos como, pena, raiva, irritação e impaciência. Temos que concordar que conviver com certas situações provocadas por algumas mulheres não é nada agradável e eles têm razão em rejeitar alguns tipos de comportamentos.

Para entender os principais comportamentos que nós homens detestamosem uma mulher, conheça os tipos de mulheres que conseguem nos deixar realmente irritados:

A dramática: Ser dramática e ficar “fazendo tempestade em copo d’água” a todo momento é uma atitude muito comum em muitas mulheres, mas que nos irrita profundamente. As mulheres são muito emotivas e por isto choram com bastante facilidade. Na maioria das vezes eles não entendem o nervosismo feminino em algumas situações e entendem esta atitude dramática como falta de controle.

A Mandona: Algumas mulheres tomam atitudes sem consultar seus nos consultar e muitas vezes ainda querem nos obrigar a agir conforme suas próprias idéias. A verdade é que as mulheres sentem que alguns assuntos como casa e família são exclusivos do universo feminino e que por isto possuem o direito de agir sem consultar.

A vidente: Detestamos as mulheres que se antecipam a tudo e ficam tentando adivinhar o que vamos dizer. Este tipo de mulher é mestre em tentar prever as situações e a maioria delas costuma enxergar sempre o pior, julgando precipitadamente e criando indícios falsos de traições e infidelidade que nem em pensamentos fizemos.

A Hipocondríaca: Sabe aquele tipo de pessoa que não para de falar em doenças, vive com dores no corpo todo e exagera ao fazer uma auto-avaliação dos seus sintomas? Pois é, detestamos ter que ficar ouvindo as reclamações de uma mulher que apesar de já ter escutado de vários médicos que não há nada de errado com ela, continua se queixando e fazendo para si própria as piores previsões. No início pode até  ser bonitinho, mas com o tempo perdemos a paciência e vamos lhe indicar um psiquiatra.

A Barraqueira: Nós detestamos mulheres que “batem boca” com todo mundo. Além disto, algumas mulheres costumam provocar discussões conosco em locais público e, por mais que tentemos fugir de tais situações, elas insistem em nos desafiar. Costumamos ser discretos em  nossos relacionamentos e é muito difícil aceitar este tipo de atitude. A mulher que resolver contrariar e tentar uma discussão em frente dos meu amigos, conseguirá abalar fortemente as estruturas do relacionamento.

Se você for mulher e se identificou com algum destes perfis, tome cuidado, pois o seu relacionamento pode estar por um fio. Ainda dar tempo mudar!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DEFICIÊNCIAS...


'Deficiente' é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

'Louco' é quem não procura ser feliz com o que possui.

'Cego' é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

'Surdo'
 é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

'Mudo'
 é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
 
'Paralítico'
é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

'Diabético'
 é quem não consegue ser doce.
  
'Anão'
 é quem não sabe deixar o amor crescer.

 E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
 
'Miseráveis' são todos que não conseguem falar com Deus.
 
A amizade é um amor que nunca morre..   '  

Mário Quintana